sábado, 4 de dezembro de 2010
Vida(s)
sábado, 30 de outubro de 2010
Vamos falar de Família!
O primeiro filme é "Pequena MissSunshine" que tem uma família que teria tudo para ser desestruturada, pai fracassado, mãe divórcia, filhos de casamentos diferentes, avó víciado, parente homosseual e todos se unem em volta da felicidade de uma criança. O segundo filme "Um sonho possível" traz a possibilidade que uma ajuda pode fazer na vida de uma pessoa, uma família pode muito se souber orientar aqueles que amam, se preocupam com o outro independente de origem, cor e raça. O terceiro filme é "Transamérica" onde temos um transsexual que descobre que é pai, mas não sabe como orientar uma vida que já esta formada, distorcida e com identidade própria, mas tenta fazer um papel o qual não se encaixa (pai e mãe). O último filme é "As melhores coisas do mundo" onde a realidade do estudante de ensino médio que sofre com a violência simbólica, além de passar por problemas sobre sexualidade, orientação sexual e a própria diversidade sexual. O mundo da socialização com a família é tema corrente é necessário para informar o indivíduo perante as possibilidades do mundo (pós)moderno.
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Conflitos do Jovem ou Juventude?
Acesse o link dos slides sobre "Juventude, Cinema e Educação" para saber mais sobre o perfil e o meio social o qual os jovens estão inseridos.
Clube do Professor - Cara Vídeo
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Tropa de Elite 2

a começa contando as mazelas da corrupção, passa pelas situações de conflito a qual o policial se encontra e explora a fragilidade dos relacionamentos familiares. Mas ao final da sessão vemos um Macunaíma, o anti-heroi que se arrepende dos erros e encarna um "tipo ideal" weberiano invertido. O Sub-Secretário Nascimento é aquele que como todo brasileiro na
cionalista e otimista quer ver o Brasil sem políticos corruptos, policiais-bandidos e Estado ineficiente ao combater as novas formas de criminalidade. O apice do filme fica por conta da cena em que Nascimento espanca - sem dó - o seu chefe, o próprio Secretário de Segurança. Esta cena aflora na platéia o gosto e o sentimento de vingança contra todos aqueles que usam a máquina administrativa para proveito prórpio e usam as ações falhas do governo como pano de fundo para estarem nas mídias. A semelhança da cena pode ser comparada em Goiás, com prisão do filho do Secretário Estadual, na década de 1990, com transmissão dos jornais. Outros fatos de notório saber nacional podem ser lembrados quando falamos das milícias do Rio de Janeiro e CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). É uma oportunidade, também de pensarmos sobre os problemas sociais no Brasil e refletir melhor sobre o nosso voto. A violência é ainda o carro chefe do filme, mas o roteiro apresenta armadilhas para personagem e revoltas ao entender como as coisas são no Rio de Janeiro, ou em localidades com criminalidade.quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Gêneros
domingo, 19 de setembro de 2010
Diferenças e Mutantes (X-MEN)
O primeiro filme, X-MEN, traz a garota que descobre que é diferente, mas ao mesmo tempo percebe que outros também o são, mas ela fica em conflito ao não saber se portar com suas habilidades mutantes. É um ponto muito bom para discutir com os estudantes sobre gostos, morais, conformidades e desvios que um indivíduo pode passar, para uma aula de Sociologia poderiamos utilizar Emile Durkheim para falar dos fatos sociais e moral.
No segundo filme, X-MEN 2, traz uma repressão aos mutantes, colocando o Estado como agente de controle social e com autoridade para reprimir e excluir (retirar da sociedade) todos aqueles que são diferentes. Está situação poder discutida com o conceito de dominação e poder, além do uso da força pelo Estado, os quais Max Weber delimita.
No terceiro filme, X-MEN 3: O CONFLITO FINAL, traz uma ideologia de que ser diferente não é bom, o bom é ser "normal". Para a abordagem sociológica propomos o uso de Karl Marx na definição de ideologia.
Como dicas para suporte bibliográfico sugiro que procurem Erwing Goffman, para falar de representação social (está bibliografia é avançada mas ajuda nas discussões sobre o carater psico-social que o indivíduo tem dentro da rede social).
sábado, 18 de setembro de 2010
Clube do Professor - Cara Vídeo
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
7º Seminário sobre Sociologia no Ensino Médio
- Necessidade matriz curricular para Sociologia - fato que é trabalhado por uma equipe da Superintendência de Educação Básica da SEDUC-GO;
- Distanciamento das práticas metodológicas e pedagógicas entre os colégios da própria rede estadual de ensino e das particulares - investimento do PDE e PPP da unidade escolar;
- Necessidade de um fortalecimento da disciplina não só no Ensino Médio, mas no fundamental - ampliação na quantidade de aulas por anos;
- Revisão salarial para toda categoria dos professores das diversas áreas - plano sem pauta nos sindicatos;
- Formação de material didático e de oficinas para os professores em exercício sendo eles graduados na área ou não;
- Motivar uma aproximação e diálogo com as juventudes/jovens para construção de atividades e conteúdos os quais abordem a perspectiva sociológica.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Dica de vídeo - Etnocentrismo
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
Religião, Política e Cinema
Por hoje falei pouco, mas com outros diálogos aprofundaremos as ideias.
Abraços a todos.
Cinema e Educação NDC/SUEBAS/SEDUC-GO
Em junho o filme que o grupo de lingua estrangeira Inglês trabalhou foi "Um sonho possível" (ganhador de Oscar 2010) e em agosto a equipe de Educação Física apresentou "Kirikou".
Posteriormente vou postar o resumo das apresentaçãoes, até lá teremos o 8º seminário para o mês de setembro.
Abraços e até lá.
Referencial Curricular de Sociologia - Caldas Novas
Planos de Aula - sugestões da rede estadual, COREM e NDC
domingo, 22 de agosto de 2010
Clube do Professor - C.A.R.A. Vídeo

Clube do Professor: Reunião Mensal
ATENÇÃO: Próxima reunião do Clube do professor.
Dia: 18 de setembro - Sábado. (Palestras, Seminários e Oficinas).
Dia: 21 de setembro – Terça-feira (Exibição de filmes e vídeos com abertura para discussão)
Horário: das 09:00h às 12:00h
Entrada Franca
Endereço: Centro Cultural Caravideo - Rua 83, n.361, Setor Sul
Fone: 3218-6895
sábado, 21 de agosto de 2010
Cine Club do Professor - C.A.R.A. Vídeo
Encontro dos Referenciais Curriculares do E.M. - GO
O professor Ms. Marco Aurélio e a professora Telma Antônia serão os mediadores do Workshop sobre os Referenciais Curriculares da Sociologia. Em breve postaremos todas as atividades e vídeos apresentados nesta oficina e em outras.
Por este e outros motivos, só retornaremos a postar sobre o CineClub Cascavel; CineClub do Professor - C.A.R.A. Vídeo; Cinema e Educação NDC/SUEBAS/SEDUC-GO.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
E.M., DIVERSIDADE E JUVENTUDES
Portal do Programa de Mídias nas Escolas.
SLIDES - 1ª ETAPA
Clique para acessar os arquivos dos SLIDES - 1ª ETAPA (Abertura, Workshop - Ensino Médio e Juventude e Plenária de Encerramento da Oficina).
Apresentação 1
Apresentação 2
Apresentação 3
Apresentação 4
Apresentação 5
Apresentação 6
Apresentação 7
Apresentação 8
Apresentação 9
Apresentação 10
Encontro de Diretrizes Curriculares
terça-feira, 20 de julho de 2010
Cineclubismo nas férias
Na terça-feira dia 20, o Cineclube Cascavel da ABD-GO continuou a Mostra A Ilusão Paga Passagem, com a exibição do longa Em Trânsito, de Henry Arraes Gervasau.
Em Trânsito | Henry Arraes Gervasau, Brasil, SP, 2005, 90 min
A cidade de São Paulo tem 17 milhões de pessoas que, através dos mais variados meios de transporte, circulam diariamente por 1512 quilômetros quadrados. De casa para o trabalho, e vice-versa, são gastas horas todo dia. Quinze pessoas que enfrentam este cotidiano diariamente dizem como lidam com este tempo de espera.
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Vídeos Goianos e Cinema latino-americano
Na sessão de estréia com a exibição do curta A ilusão viaja de baú e a liberdade de bike, do coletivo Movimento do Vídeo Popular – Goiânia, e do longa A Ilusão Viaja de Trem (La Ilusion Viaja en Tranvia), de Luis Buñuel.
O interessante das duas produções é mostrar a realidade goiana do transporte público no primeiro vídeo, e poderiamos discutir com Buñuel o transporte como espaço público do cotidiano da classe trabalhadora e burguesa no neo-liberalismo.
Assista um filme!
quinta-feira, 8 de julho de 2010
INFORMAÇÃO, CULTURA E CINEMA
O Projeto Cinema no Museu Antropológico é gratuito, aberto a todos os interessados e fornece declarações de participação. Clique, confira a programação e compareça!
PROGRAMAÇÃO:
DIA 09/07 (sexta-feira) – 14 horas
Filme: Invictus
Diretor: Clint Eastwood – (EUA, 2009)
Duração: 134 minutos
Debatedor: Prof. Cleber Augusto Gonçalves Dias - FEF/UFG
Filme: Estação Seca
Diretor: Mahamat-Salen Haroun – (Chade e França, 2006)
Duração: 92 minutos
Debatedor: Prof. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro ( Escola de fotografia e Cinema da Faculdade Cambury)
Filme: A Negação do Brasil
Diretor: Joel Zito Araújo – (Brasil, 2000)
Duração: 90 minutos
Debatedores: Diogo Marçal Cirqueira/Mestrando em Geografia pela UFG e Igor Fernandes de Alencar/Graduando em História pela UFG
Filme: Zona do Crime
Diretor: Rodrigo Plá - ( México, 2007)
Duração: 97 minutos
Debatedor: Prof. Reginaldo Teixeira Mendonça – FF/UFG
terça-feira, 29 de junho de 2010
Cinema e Educação NDC/SUEBAS/SEDUC-GO
Segue abaixo um quadro mostrando as atividades desenvolvidas até o mês de junho.
Cine Club em Goiânia
Local: Centro Cultural Cara Vídeo
Exibição do documentário: Assim diz a Bíblia.
Após exibição discussão sobre as temáticas abordadas na obra, entre elas Religião e Homossexualidade.
Aprecie cinema e vídeo.
Blogs para se visitar sobre educação e TICs
http://www.goiaseducacaoearte.blogspot.com/
http://telinhadecinema.blogspot.com/
Turma de Formação de Vídeo no Celular
A ONG Casa da Árvore forneceu a Seduc-GO um curso de produção de vídeo no celular.
Veja a foto da turma no link abaixo.
http://lh6.ggpht.com/_68oA9baTjlo/TCTo7j8TtkI/AAAAAAAACYs/w03ap3tT-VI/s640/24062010208.jpg
terça-feira, 22 de junho de 2010
Dicas de curtas goianos
Dicas de curtas premiados na VIII Mostra ABD Cine Goiás. A Mostra foi realizada entre os dias 9 e 11 de junho na cidade de Goiás durante o XII Fica.
O primeiro curta é um documetário que pode ser utilizado para tratar sobre esporte, cultura e cidadania.
A CAPOEIRA DE MESTRE SABÚ | Luiz Valentim, Doc., 2010, 20’
Com direção, roteiro e produção assinados por Luiz Valentim, a obra retrata a trajetória do vilaboense Mestre Sabu, que chega a Goiânia nos anos 1950. Aqui ele desenvolve um trabalho pioneiro com meninos de rua. A tarefa de introduzir a capoeira em Goiás é contada pelo próprio Sabu, que relata seus momentos de glórias, mágoas e a alegria de retornar à terra onde nasceu. Prêmio: Melhor Montagem / Edição
O segundo curta é uma excelente oportunidade para tratar sobre a perspectiva de cultura e evolução humana no tempo histórico. Tratar de arqueologia e teorias de desenvolvimento tecnológico do homem primitivo são temas presentes nesta obra. RUPESTRE | Paulo Miranda, Anim., GO, 2010, 20’
No antigo mundo neolítico um garoto registra na caverna tudo o que vê. Os resquícios da sua vida são encontrados por um arqueólogo que, nem sempre, acerta na teoria.
Prêmio: Melhor Animação
A terceira e última dica é um documentário sobre as intervenções iconográficas na paisagem urbana, falar sobre cultura urbana e cultura juvenil são temas pertinentes para reflexões.
GRAFFITI EM RUÍNAS E OUTROS MUROS | João Novaes, Doc., GO, 2009, 31’
Grafite é arte ou transgressão, vandalismo, assim como a pichação? Ambas são a mesma coisa? Este filme retrata dois processos de intervenção urbana que utilizaram o grafite como forma de transformação lúdica do meio ambiente caótico da cidade, nas ruas e muros de Goiânia. Prêmio ‘Eduardo Benfica’: Melhor Documentário
Fonte: Cine Club Cascavel
Vá ao cinema! Assista a um vídeo! Produza reflexões!