domingo, 19 de setembro de 2010

Diferenças e Mutantes (X-MEN)

Olá a todos desculpe a demora em postar algo novo, mas outras atividades tem me ocupado. Assim estou voltado a comentar algumas produções que revi. Nestes dias assisti novamente toda a Triologia dos mutantes da Marvel, os X-MEN. Tentei olhar o filme observando os pontos que poderiamos utilizar para abordar sobre a falta de reconhecimento do direito do outro de ser diferente.

O primeiro filme, X-MEN, traz a garota que descobre que é diferente, mas ao mesmo tempo percebe que outros também o são, mas ela fica em conflito ao não saber se portar com suas habilidades mutantes. É um ponto muito bom para discutir com os estudantes sobre gostos, morais, conformidades e desvios que um indivíduo pode passar, para uma aula de Sociologia poderiamos utilizar Emile Durkheim para falar dos fatos sociais e moral.
No segundo filme, X-MEN 2, traz uma repressão aos mutantes, colocando o Estado como agente de controle social e com autoridade para reprimir e excluir (retirar da sociedade) todos aqueles que são diferentes. Está situação poder discutida com o conceito de dominação e poder, além do uso da força pelo Estado, os quais Max Weber delimita.
No terceiro filme, X-MEN 3: O CONFLITO FINAL, traz uma ideologia de que ser diferente não é bom, o bom é ser "normal". Para a abordagem sociológica propomos o uso de Karl Marx na definição de ideologia.
Como dicas para suporte bibliográfico sugiro que procurem Erwing Goffman, para falar de representação social (está bibliografia é avançada mas ajuda nas discussões sobre o carater psico-social que o indivíduo tem dentro da rede social).

sábado, 18 de setembro de 2010

Clube do Professor - Cara Vídeo


Clube do Professor: Reunião Mensal


ATENÇÃO: Próxima reunião do Clube do professor.

Dia: 21 de setembroTerça-feira (Exibição do filme "The Wall - Pinki Floyd" com abertura para discussão)

Horário: 19:30
Entrada Franca
Endereço: Centro Cultural Caravideo - Rua 83, n.361, Setor Sul
Fone: 3218-6895


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

7º Seminário sobre Sociologia no Ensino Médio

Mas uma vez a Faculdade de Ciências Sociais da UFG realizou nos dias 31/08 e 01/09 de 2010, na cidade de Goiânia-GO, uma série de atividades para discussão da profissão do sociólogo na rede pública e privada da capital. Com participações de profissionais da Coordenação de Ensino Especial da Secretaria Estadual de Educação (GO) e de professores que atuam em sala de aula, ouvimos e trocamos experiências. E deste seminário tiramos algumas observações:
  • Necessidade matriz curricular para Sociologia - fato que é trabalhado por uma equipe da Superintendência de Educação Básica da SEDUC-GO;
  • Distanciamento das práticas metodológicas e pedagógicas entre os colégios da própria rede estadual de ensino e das particulares - investimento do PDE e PPP da unidade escolar;
  • Necessidade de um fortalecimento da disciplina não só no Ensino Médio, mas no fundamental - ampliação na quantidade de aulas por anos;
  • Revisão salarial para toda categoria dos professores das diversas áreas - plano sem pauta nos sindicatos;
  • Formação de material didático e de oficinas para os professores em exercício sendo eles graduados na área ou não;
  • Motivar uma aproximação e diálogo com as juventudes/jovens para construção de atividades e conteúdos os quais abordem a perspectiva sociológica.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Dica de vídeo - Etnocentrismo

Relações etnicas-raciais podem ser trabalhadas com este vídeo "Quem somos nós?".
Veja as informações para estruturação do plano de aula para trabalhar o vídeo.